Expogirua e Feira do Butiá sediam 7º Seminário da Rota dos Butiazais

ExpoGiruá e Feira do Butiá 2019 intensificam trabalhos para receber grande público
março 6, 2019
1º dia de feira: cultura, aprendizado e fé
março 8, 2019
Mostre tudo

Expogirua e Feira do Butiá sediam 7º Seminário da Rota dos Butiazais

A Expogirua e Feira do Butiá 2019 foi anfitriã do 7º Seminário da Rota dos Butiazais. O evento que teve como temática “O uso sustentável do butiá como estratégia de desenvolvimento territorial” aconteceu na Sala de Reuniões da Feira, localizado no Piquete Nativista.

As atividades iniciariam com um café a base de butiá, com a divulgação do lançamento do livro “BFN: Biodiversidade Brasileira – Sabores e Aromas”, livro que duas giruaenses possuem duas receitas publicadas. Suzete Browers e Carine Kronbauer foram ganhadoras do concurso “Balaio de Sabores” da última Feira do Butiá e por isso integram o livro que faz parte dum projeto internacional que incluiu o Quênia, Sri Lanka e Turquia em prol do bem-estar humano por meio da nutrição, sustentabilidade e biodiversidade. Além disso, a professora da UFRGS, Gabriela Coelho de Souza anunciou o Curso de Especialização em Gestão Territorial para o Desenvolvimento no pólo de Três de Maio, através da Universidade Aberta do Brasil.

O seminário contou com palestras sobre as características nutricionais e propriedades funcionais do butiá, sobre sustentabilidade e preservação, germinação de sementes e produção de mudas de butiazeiros. O evento teve contribuições dos “Hermanos” argentinos: como a professora Natalia Sosa, da Universidad Nacional de Entre Rios, Aristobulo Maranta, do Parque Nacional El Palmar.

A Rota dos Butiazais integra uma rede de entidades, universidades, poderes, sociedade civil, do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Argentina e Uruguai. A Embrapa Clima Temperado, responsável pela rede está em tratativas para incluir o Paraguai a rota. O representante da Embrapa Apes Roberto Falcão Perera, na ocasião salientou a importância de criar comitês locais que representam a Rota dos Butiazais para identificar dificuldades e assim auxiliar na preservação da espécie, fazendo intercâmbio entre cidades, regiões e países.

O evento organizado pela Embrapa com apoio da Emater, UFRGS, IFFAR- Santa Rosa, CNPQ, AREDE, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Ministério da Agriculutra, Pesca e Abastecimento. E o registo também, da presença das instituições educacionais URI e SETREM.