Expogirua e Feira do Butiá sediam 7º Seminário da Rota dos Butiazais
março 7, 2019
Abertura, autoridades e muita chuva marcam o 2º dia de feira
março 9, 2019
Mostre tudo

1º dia de feira: cultura, aprendizado e fé

Sol, chuva, agitação e muito aprendizado, foi assim que iniciou a Expogirua e Feira do Butiá em seu primeiro dia, no Parque de Exposição Olmiro Callai.

A programação da Expogirua e Feira do Butiá iniciou cedo às 9h30 na Sala de Reuniões da feira, no Piquete Nativista, com a Rota dos Butiazais que envolveu Universidades, Embrapa, Emater, Governo do Estado, representantes de entidades argentinas para discutir o uso sustentável do butiá como estratégia de desenvolvimento territorial.

Às 10h aconteceu a abertura dos pavilhões já com bom fluxo de visitantes, degustando nosso butiá, apreciando o artesanato e o comércio. Já no período da tarde encontraram-se agricultores, empresas do setor agropecuário na lavoura junto ao parque para um dia de campo que foi conduzido pelo Leandro Ferreira, da Comissão de Agricultura da feira.

O dia de campo procurou trazer novidade aos presentes divulgando 54 cultivares de soja de 15 empresas. O objetivo do evento foi mostrar a adaptação das variedades ao clima e solo da nossa região, com o intuito de melhorar ainda mais a produtividade da cultura.

No final do dia ainda a feira recebeu a palestra sobre o Sistema de Produção de Canola com Gilberto Omar Tomm, da Embrapa. E o Seminário sobre Tecnologia e Mercado do Trigo com Paulo Pires, da Fecoagro RS e João Pires, da Embrapa Clima Temperado.

E para fechar esse dia de bênçãos e frutos, a Expogirua e Feira do Butiá 2019 recebeu à noite no palco cultural, um show gospel, com a dupla Esthella e Toniel, que emocionou o público presente.